Wednesday, February 14, 2007

Panta rhei

Heráclito disse que não se pode banhar duas vezes no mesmo rio. Lembro-me que quando o ten. Rubens nos disse isso - no meu tempo de Colégio Militar - muita gente não entendeu isso.

Eu entendi e continuo descobrindo cada vez mais coisas que me convencem de que ele estava certo.

"Panta rhei". Tudo flui. Tudo se modifica. Nada é constante, fixo ou imutável.

E eu me sinto assim.

Passei por muitas coisas desde o final do ano passado e começo desse. Posso dizer que em três meses eu me tornei uma pessoa completamente diferente.

"Mas eu não vejo isso, Amana. Tá doida?"

Não. "Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia", já dizia Shakespeare. Outra pessoa que considero inteligentíssima, apesar de um pouco dramática.

Uma pessoa pode mudar e ninguém perceber do mesmo modo que pode dissimular a voz e as feições para que ninguém saiba o que realmente pensa.

"Ah, tá querendo ser diferente agora é?"

De novo, não. Diferente eu já estou. O que realmente importa é o quanto esse diferente vai transformar o mundo ao meu redor e o dentro de mim.

O que mais importa é isso.

O fluxo eterno e inevitável das coisas. Resta saber quais serão as conseqüências dele. De cada encontro da água com a pedra, de cada cheia, de cada seca, de cada ser que morre e encontra seu eterno descanço no rio.

As palavras de ordem hoje são "panta rhei".

Por bem ou por mal.