Tuesday, April 3, 2007

Verdadeiros animais

Não foram as primeiras pessoas que me disseram isso.

"Sinceramente, acho que quem tem mais pena de animal do que de gente tem sérios problemas mentais".

Felizmente, eu me enquadro na categoria.

Nas minhas andanças pela net, clicando em um link aqui e outro ali, vi uma notícia que me deixou completamente chocada.

Compartilhe comigo essa informação e divulgue se quiser.

Depois disso, eu tenho certeza de que os verdadeiros animais IRRACIONAIS são os sem pêlo que andam - eretos - em duas patas.

Porque normalmente os animais têm um instinto ancestral de auto-preservação da espécie. Normalmente, os animais não matam uns aos outros para conseguirem o que querem. Não prejudicam o todo em proveito de uma minoria; muito pelo contrário! Unem-se em prol de uma causa sempre maior, seja ela a busca por alimento, a demarcação de um território ou procura de um abrigo contra o frio.

E nós?

Nós?

Nós roubamos. Matamos nossos semelhantes. Estupramos, enganamos, humilhamos, menosprezamos, abandonamos nossos iguais à própria sorte. Temos medo daqueles que se parecem conosco. Fechamos sempre o vidro do carro quando um outro, um pouco (ou um tanto) mais mal arrumado chega perto, esticando as mãos magras para mendigar um trocado.

"Ora, sabe-se lá se vai me assaltar?! E se o dinheiro não for pra comprar comida ou remédios, e sim para bebida, drogas, etc"?!

Aí azar o nosso, porque a culpa por existir esse pré-conceito na mente das pessoas é nossa também. Surgiu quando, pela primeira vez, um homem enganou seu irmão. Daí em diante, é cada um por si, a lei do Talião é a que reina.

Baseando-se nisso, vamos usar um pouquinho de lógica aqui:

Uma vez que quem incutiu em nossas mentes esse pré-conceito fomos nós mesmos; e ele, por sua vez, nos impede - muitas vezes - de ajudar os muitos que necessitam realmente em virtude das más experiências vivenciadas com aqueles que são vagabundos; logo... nós somos os únicos responsáveis pelas tantas pessoas que morrem de fome, frio, e outras mazelas todos os dias.

Mais uma vez, um pouco de lógica:

Se fazemos isso com nossos semelhantes, que dirá com os outros animais...


Estes já não podem se defender, não podem revidar um soco, um pontapé, um tapa, ou qualquer outra agressão causada por um idiota bêbado na frente de um bar.


Não podem ir à televisão contar sobre um outro cretino que o amarra a um carro e sai pelas ruas, fazendo com que seu corpo se desmantele aos poucos e cause, a você e aos filhos inocentes que tinha no ventre e não tiveram - GRAÇAS A DEUS - a oportunidade de colocar os olhos neste mundo, uma morte horrível, lenta e penosa (assim como aconteceu com João Hélio - Deus te tenha em um bom lugar, menino; e tenha compaixão da sua família).


Não podem ligar para uma ambulância se um filho da puta lhes der uma comida envenenada,

trazendo você uma morte silenciosa e aparentemente sem motivo, causando a todos os que o amam revolta e dor inconsolável.


Também não podem ligar para a polícia e fazer exame de corpo e delito se um outro filho sem mãe lhe joga querosene nas costas ou lhe ateia fogo por pura diversão.


Não são colocados - nem por consideração - em um abrigo especial quando estão mais velhos e precisam de cuidados especiais. Não podem denunciar a família por abuso e maus tratos, e têm a certeza de que, mesmo que uma alma caridosa denuncie, as chances de alguma justiça ser feita ou de sair dessa situação são mínimas.


Não podem sentar no meio da rua com uma vasilhinha e pedir uns trocados. Não sabem tocar banjo, sanfona ou qualquer coisa do tipo.

Só sabem ser o que são. Animais.

Me dê razão ou não. Só faço um pedido encarecido que, mesmo que você não goste, ou tenha medo, não maltrate. Você pode estar machucando quem poderia ser seu melhor amigo ou alguém que é parte de uma família e está perdido, confuso e assustado. Se puder, ajude. Avise na veterinária mais próxima. Fotografe. Mande e-mails para os seus contatos. Tenho certeza de que eles vão agradecer.


E depois de ouvir o que ouvi, e de ler o que li, tenho ORGULHO de dizer:


"Então, eu tenho problemas mentais seríssimos. E acho melhor não maltratar animais na minha frente, ou eu posso ficar realmente fora do controle..."


E coopere para fazermos - talvez - um mundo melhor para aqueles que ainda terão chances de aproveitá-lo.